Arduino Leonardo

Recentemente, foi lançado o novo Arduino chamado Leonardo. Aparentemente não tem grandes mudanças em relação ao seu modelo anterior (o Uno) porém alguns detalhes o faz ficar melhor dependendo do uso.

Custando em média 25 dólares (no Ebay) o que faz ele ser mais caro que o Arduino Uno?

Logo de cara pode-se observar uma vantagem em relação ao modelo antecessor: o novo modelo é  composto por 20 portas digitais das quais 7 podem ser usadas como saída PWM e 12 como portas analógicas. Abaixo estão descritas as principais diferenças com o modelo anterior:

  • Único processador para sketches e comunicação USB

Seu projeto também difere de todos os outros já que não há necessidade de um segundo processado para a interface USB. Isso permite por exemplo que ele manipule teclado e mouse conectados diretamente pelo computador.

  • Renumeração serial durante o Boot

O nome é complicado mas na prática isso significa que a cada vez que a placa for resetada, a conexão serial será encerrada e reestabilizada. O Arduino Leonardo irá desaparecer da lista de portas seriais e a lista será renumerada. Qualquer programa que estiver conectado via interface serial com o Leonardo perderá sua conexão. Esse comportamento não acontece com o Arduino Uno.

  • Dispositivo não reinicia quando a interface serial é aberta

Conforme acontece com o Arduino Uno, todas as vezes que a interface serial é aberta, o dispositivo é reiniciado. Essa característica pode ser evitada no Arduino Leonardo. Dessa forma os dados coletados ou execução do programa não são interrompidos caso a interface seja fechada e aberta. Este comportamento pode ser configurado através do sketch.

  • Emulação de teclado e mouse

Um dos benefícios da integração dos processadores, é a possibilidade de emular dispositivos no computador. Dessa forma é possível manipular o teclado e mouse diretamente através do sketch.

Microcontrolador ATmega32u4
Voltagem de Operação 5V
Voltagem de entrada recomendada 7-12V
Voltagem de entrada (limites) 6-20V
Pinos Digitais I/O 20
Canais PWM 7
Canais analógicos de entrada 12
Corrente DC por I/O de entrada 40 mA
Corrente DC por pino 3.3V 50 mA
Memória flash 32 KB (ATmega32u4) dos quais 4 KB usados pelo bootloader
SRAM 2.5 KB (ATmega32u4)
EEPROM 1 KB (ATmega32u4)
Clock 16 MHz

Anúncios

5 opiniões sobre “Arduino Leonardo

  1. Quanto ao “Dispositivo não reinicia quando a interface serial é aberta” seria bastante interessante que eles disponibilizassem um jumper na placa para habilitar ou desabilitar essa função. Na minha opinião ficaria um serviço mais profissional.
    Tenho um Arduino Uno e consegui desabilitar essa função através de um capacitor …

    • Olá Paulo, essa informação é um pouco complicada já que a variação de preços no Brasil e no exterior é muito grande. Recomendo pesquisar no Ebay algum vendedor que seja confiável. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraços!

  2. Pena que as saídas adicionais não são “dedicadas”, você precisa perde umas para ter outras… Então se for comprar esse modelo prefiro comprar o mega…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s